sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Sobre responsabilidade

Este é um post triste por que ontem fui vítima de uma irresponsabilidade coletiva sem tamanho. Em pleno sétimo semestre, com tantas tarefas nos esperando para se concretizar, eu encarei sozinha a primeira e mínima parte do desafio. Doeu o descaso, não pessoalmente, mas por tudo que nos propomos a fazer. Abaixo, a minha reflexão sobre o tema.

Assumir um compromisso implica em uma série de coisas que a pessoa que se comprometeu deve cumprir. A principal delas é a responsabilidade. E esse termo, neste contexto, tem vários desdobramentos.

Ser responsável é ter respeito pelo outro, pelo compromisso em si, por si mesmo e por toda a situação. É entender que sua atitude pode ter uma consequência grave e crítica à(s) outra(s) pessoa(s). É enxergar que você faz parte de um todo, neste caso o mencionado "compromisso", dito acima, e que sua participação não é simples trivial, mas tão fundamental quanto cada palha no palheiro onde repousa a pobre agulha perdida.

Ter menos do que isso é frustrante. Pq a gente espera, no mínimo, quando um compromisso é assumido, que todas as partes envolvidas tenham o mesmo objetivo que vc. Que façam sua parte, da mesma forma que vc. Que compreendam que seu papel neste arranjo é importante. Decepcionante!

Faça o que puder, com o que tiver, da melhor forma possível. Não prejudique o outro. Seja generoso em suas ações. Lembre-e que o outro não tem culpa ou RESPONSABILIDADE por suas falhas. Se não puder, não prometa. Se não vai fazer, não diga. Não é vergonha alguma desistir de algo. Vergonha é atrapalhar a vida das pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário